A PAIXÃO DE LÚCIFER

10:30:00 Postado por VIDA NOVA



Texto (Ez 28: 17) Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor...

A mitologia Grega conta-nos a história de um jovem e belo rapaz chamado Narciso. Era um jovem apaixonante. A ninfa Eco se apaixonara desesperadamente por Narciso, mais o rapaz a rejeitara. Como consequência desta rejeição, Narciso foi amaldiçoado de forma a apaixonar-se incontrolávelmente por sua própria imagem refletida na água. Certa feita, o rapaz não resistiu e mergulhou profundamente atrás de um relacionamento mais íntimo consigo mesmo e afogou-se. Na mitologia Grega esta paixão foi uma maldição conhecida hoje por "Narcisismo". Narcisismo descreve a característica de personalidade de paixão por si mesmo.

Na atualidade esta paixão é uma maldição ensinada pela mídia de modo geral. Principalmente as mulheres são massificadas pelo padrão imposto do belo. Ainda continua sendo de algum modo a imagem apaixonante relfletida devolta aos nossos olhos. Os esteriótipos de beleza nos são apresentados em vitrines, está ante aos olhos de todos.

Qual é o relacionamento entre a mitologia Grega e a realidade retratrada?

Na mitologia Grega esta paixão "foi uma maldição", hoje, "é uma maldição" ensinada. Hoje, não nos apaixonamos por quem somos a despeito de Narciso, ao contrário, rejeitamo-nos. Nos apaixonamos pelo padrão estético que nos são apresentados, e mergulhamos para as profundezas destas imagens até o ponto do afogamento da imagem real do que somos de fato.  Como consequência, surgem os transtornos que conhecemos como "dismorfofobia, bulimia, anorexia nervosa", entre outras pragas que tem acometido as pessoas.

"Hoje mergulhamos na imagem do que os outros querem que sejamos". Nos apaixonamos pelos esteriótipos divulgados. E as mulheres são as mais suscetíveis a esta paixão doentia. São massificadas pelo padrão do belo.

Na realidade Bíblica a paixão de Lúcifer defragrou-se por uma sugestão do próprio. A sua beleza fisica foi uma das instâncias que o levou a queda (Ez 28: 17). O curioso é que não havia tentação lá. Não havia midia insuflando um padrão de beleza. Havia à apreciação exacerbada "do eu" como padrão para o "belo absoluto". Foi o que também o "fez sugerir" ser igual á Deus.

Quero concluir este pequeno artigo, alertando-nos. Mesmo nós que estamos vivendo na Presença de Deus podemos sucumbir a esta sugestão. Lúcifer estava na presença de Deus, e foi de lá expulso. Lúcifer veio acompanhado com sua paixão. O seu intento é fazer-nos igual a ele, pretensiosos, vaidosos ao ponto de nos "endeusar". Lúcifer quer que nos tornemos "a sua imagem e semelhança". A sua intenção é que nos façamos desmedidamente louváveis como deuses. Mais o contrário também é verdadeiro, ele também quer colaborar para a auto-vitimação, para a baixa auto-estima.

Orai e vigiai, porque o diabo, sim o caído, anda na terra ao nosso derredor, rugindo como um leão buscando a quem possa tragar.

Vigiai meu povo, vigiai...!
Pr André Cardoso

-----------------------------------------

PARTICIPE DE NOSSOS ENCONTROS E DE NOSSAS REDES SOCIAIS:

Terças e Quintas: 19h30 // Domingos: 09h00 (Culto/ Aula dominical) e as 18h30 (Culto de adoração)
E
nd.: Av. Prefeito José Monteiro, 305 - Vila Valença, São Vicente-
SP (Av. do Carrefour)
E-mail: 
contato.igrejavidanova@gmail.com ou vidanova.es@gmail.com
Blog: www.vidanova-vl.blogspot.com
Facebook:
Facebook Vida Nova
Twitter: www.twitter.com/vidanovavl
TV Vida Nova:
www.youtube.com/user/vidanovaes |

0 comentários:

Postar um comentário